quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Professor on line



E-Mail, Chat e Fórum: A Percepção do Professor


            É de extrema importância a atuação do professor nos tempos de hoje, pois, pela internet ou num simples CD-ROM, o aluno pode encontrar qualquer tipo de conteúdo ou notícia. Contudo, essas informações de nada valem para ele sem que sejam interpretadas e contextualizadas. Formiga (2009), afirma que cabe ao professor deslocar sua competência para incentivar a aprendizagem, desenvolver o raciocínio, pensar, falar e escrever melhor.       

            Nesse cenário complexo científico/tecnológico/inovativo sobressai a valorização da aprendizagem cooperativa e a disseminação do conhecimento. Assim, ele passa a ser um eterno aprendiz ao dividir e compartilhar seus conhecimentos, sobretudo as dúvidas, com seus colegas e alunos. O avanço da tecnologia se apresenta benéfico para a educação de um modo geral, até porque pode influenciar positivamente os professores, parte fundamental e imprescindível no processo de ensino e aprendizagem.

            Essa influência surge da necessidade do professor rever seus conceitos, posturas e posições de sua prática pedagógica a fim de adaptá-las às mudanças na sociedade e ao avanço da tecnologia. (COELHO & HAGUENAUER, 2007, p. 8) Para Moran (2007) além da competência intelectual do professor, seu sucesso pedagógico depende, também, das técnicas de comunicação. Um professor que demonstra empatia pelo aluno, que fala bem, que tem magnetismo pessoal facilita muito a relação com sua turma.

            Como bem exemplifica a citação: Um professor que se mostra competente, humano, afetivo e compreensivo atrai os alunos. Não é a tecnologia que resolve esse distanciamento, mas ela pode ser um caminho para a aproximação mais rápida: valorizar a rapidez, a facilidade com que as crianças e jovens se expressam tecnologicamente ajuda a motivá-los, a querer se envolver mais. (MORAN, 2007 p. 81) Semelhantemente, Ramal (2002) sugere a expressão "arquiteto cognitivo"' para o profissional que é capaz de criar estratégias e mapas de navegação que leve o aluno a construir, "de forma autônoma e integrada, os próprios caminhos de construção do (hiper) conhecimento", utilizando criticamente as tecnologias como novos ambientes de aprendizagem. Ele também reconhece que lida com grupos heterogêneos, com diversas personalidades, diferentes talentos e as especificidades.

            As Ferramentas E-mail, Chat e Fórum 

            Com a grande oferta de cursos online, através de blogs, páginas de professores ou de sites de universidades, surge a necessidade de preparar professores para atuar nesse meio. (TAVARES, 2007) A ambientação inicial em um ambiente virtual de aprendizagem é fundamental, não apenas em um curso online, como também na modalidade semipresencial.

            É necessário capacitar os alunos para que possam conhecer os recursos da plataforma e a utilização das ferramentas de forma adequada. Segundo Marcuschi (2005), as ferramentas mais usadas, atualmente, no contexto educacional são: os e-mails, os chats, as listas de discussão, Weblog e videoconferência.

            Esse processo comunicativo se dá por meio da linguagem escrita, oral e imagem acompanhada de certa informalidade, pouca monitoração e rapidez. Para Belloni (1999), e-mail, listas, grupos de discussão, sites, chat, entre outras técnicas de interação mediatizadas pelas redes telemáticas, apresentam grandes vantagens, pois permitem combinar a flexibilidade da interação humana com a independência no tempo e no espaço, sem por isso perder a velocidade.  

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário