sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

A Tecnologia como aliada da Educação

Seja por meio de celular ou computador, a internet já faz parte do dia a dia de alunos e professores de qualquer escola. Esta tecnologia tem se mostrado eficiente na transmissão de informações e na comunicação, importante, na construção do conhecimento. A partir disso, foram implantadas as denominadas redes sociais, que são páginas da web que facilitam a interação entre os membros em diversos locais. Uma das mais recentes é o Facebook que é a utilizada pelo professor Charles Bruno da Silva Melo, 23 anos e seus alunos.
Melo iniciou sua carreira de professor em junho deste ano, com estudantes do Ensino Médio da Escola Guia Lopes e do Lepage, nas disciplinas de física e matemática. Logo, segundo ele, surgiu a necessidade de aliar a internet como uma das metodologias de ensino. "Hoje todo mundo está conectado no face, inclusive os alunos. Por isso, quis unir este hábito junto ao conhecimento", ressalta. Por conta disso, ele utilizou a ferramenta de criação de grupo, existente no Facebook para informar e disciplinar o aluno, bem como aproximá-lo ao professor. Ao todo, 105 estudantes, conforme explica, dos dois educandários compõem o grupo denominado "Alunos do professor Charles" sendo que destes, 60 estudam no Guia Lopes e são participantes ativos. Os do Lepage participam do grupo somente através de opiniões, pois alguns não são mais alunos de Melo.
Dentro deste sistema, o professor posta recados, como datas de provas, recuperações, horários da semana que foram trocados, entre outros. Além disso, ele utiliza o espaço para a parte pedagógica, sendo que em todas as quartas, são colocados três exercícios: um de física; um de matemática; um de conhecimentos gerais. "O aluno que resolver corretamente um das três questões, soma um ponto", informa Melo, dizendo que estes trabalhos podem ser entregues tanto manualmente, quanto no espaço virtual.
O ambiente serve ainda para tirar dúvidas, para antecipar aulas, para difundir acontecimentos relacionados à física e à matemática e para publicar notas, setor onde cada aluno recebe um código, como forma de preservar sua privacidade. "No meu tempo tínhamos que esperar uma ou duas semanas para sabermos as notas das provas e trabalhos e eu não gostava disso. Hoje eles já sabem os resultados no mesmo dia em que fizeram as questões ou no máximo em dois dias", destaca.
Melo salienta que a relação entre professor e aluno em sala de aula melhorou expressivamente. "Eles têm menos receio de errar e se demonstram mais abertos para conversar com o professor", pondera, sinalizando que há no grupo, um estatuto de convivência e organização. O professor finaliza agradecendo a interação dos alunos no grupo.
MAIS - Sobre a profissão, Melo tem a certeza de que está no caminho certo. "Não sei se saberia fazer outra coisa", pontua. Inspirado pela professora de Matemática Gisella Nunes, ele garante que a desvalorização salarial não desmotiva a continuar lecionando. Prova disso é a meta de ingressar em um mestrado profissionalizante no fim do ano e concluir o curso de Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 2015. "Quero continuar me especializando para que isto reflita nas minhas práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem com os alunos", conclui.

Texto retirado da Folha de Candelária do dia 16 de outubro de 2012.
Segue abaixo o link de acesso a reportagem completa.

Folha de Candelária

Acesse também o facebook da escola Lepage e participe.

https://www.facebook.com/escolalepage

Nenhum comentário:

Postar um comentário