sexta-feira, 25 de outubro de 2019

PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

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Texto da questão

O que caracteriza o exercício dos orientadores educacionais no Brasil, desde 1968, é a regulamentação de sua profissão.

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Texto da questão

Um marco significativo na história da orientação educacional no Brasil aconteceu em 1946, com a criação, na Fundação Getulio Vargas, do Instituto de Seleção e Orientação Profissional.

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Texto da questão

Os conteúdos curriculares, quando são trabalhados de forma integrada em uma proposta mais abrangente, utilizando os recursos dos diferentes campos do saber, está promovendo a interdisciplinaridade,

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Texto da questão

A Lei 5.692/71 trouxe um fato significativo para a orientação educacional, pelo que foi estabelecido em seu artigo 10, que diz que será instituída obrigatoriamente a orientação educacional, incluindo o aconselhamento vocacional em cooperação com professores, família e comunidade.

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Texto da questão

A regulamentação da profissão de orientador educacional constituiu um importante marco para os profissionais da área. Esse fato ocorreu no período transformador.

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Texto da questão

A supervisão educacional, do mesmo modo que o currículo, a didática e a avaliação, sofreu o efeito das tendências pedagógicas que predominaram no cenário educacional do Brasil nas diferentes épocas.
Na Pedagogia tecnicista, a tarefa do professor é dar respostas apropriadas aos objetivos da escola para conseguir o comportamento adequado de acordo com o controle do ensino, por meio da tecnologia educacional. Ele´e apenas um vínculo entre a verdade científica e o aluno, cabendo-lhe empregar o sistema instrucional previsto.

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Texto da questão

O trabalho a partir dos valores é significativo para a orientação educacional, para que se possa analisar e refletir sobre a questão da individualidade, que está inserida nas relações do indivíduo com o outro.

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Texto da questão

"[...] sistemas de posições duráveis, estruturas estruturadas predispostas a funcionar como estruturas estruturantes, quer dizer, enquanto princípio de geração e de estruturação de práticas e de representações que podem ser objetivamente reguladas e regulares [...]". Nesse parágrafo estamos falando do conceito de habitus, em Bourdieu.

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Texto da questão

A orientação profissional tem as seguintes características: flexibilidade, integração, profissionalização e continuidade.

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Texto da questão

Destacando a importância do centro de estudos como uma das estratégias de formação continuada docente a qual o supervisor e o orientador educacional podem desenvolver na escola, a qual área de atuação comum desses profissionais ele está vinculado? Monitoramento ou acompanhamento.

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Texto da questão

As três abordagens, ou paradigmas, mais conhecidas da formação e da atuação do supervisor e do orientador educacional são: a tecnicista, a tradicional e a dialógica. Caracterizando-as por três indicadores: realidade profissional, metodologia de formação e função na escola, podemos dizer em relação ao paradigma tradicional que a função do supervisor educacional é fiscalizar a atuação docente e manter a ordem na escola.

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Texto da questão

Os testes vocacionais, muito utilizados em uma determinada fase da orientação profissional, tinham por objetivo verificar os aspectos determinantes da personalidade do indivíduo.

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Texto da questão

Planejar e sugerir estratégias para a recuperação da aprendizagem dos alunos, cuja avaliação indica dificuldades, caracteriza uma ação do supervisor educacional em relação à recuperação da aprendizagem dos alunos com dificuldades.

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Texto da questão

As origens da orientação educacional, na realidade brasileira, encontram-se nas ações da orientação profissional.

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Texto da questão

A formação profissional, baseada na concepção funcionalista da supervisão, tem como indicadores:
I. a transmissão e a defesa da ideologia dominante utilizando meios considerados "neutros", como os métodos de ensino.
II. o alto nível de controle da ação pedagógica do docente, sob o pretexto de que isso se deve à busca da "qualidade do ensino".
III. a ênfase no mero processo de desenvolver as funções na escola, sem a percepção dos fins, sem a consciência de a quem o profissional está servindo.

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