quarta-feira, 22 de agosto de 2012

9ª Mostra das escolas de Educação Profissional.

9ª Mostra das Escolas de Educação Profissional - MEP - Regionais/2012


Amostra em  Santa Cruz do Sul/RS sediada na escola
E.E.E.M. Goiás, no período de 21 à 23 de agosto/2012.
Estande das Escolas de Santa Cruz do Sul
E.E.E.M. Luiz Dourado (Curso de Hospedagem com início neste 2º Semestre de 2012),
E.E. Educação Básica de Goiás (Curso Técnico em Logística com início previsto para março de 2012) e Escola Estadual Willy Carlos Fröhlich(Curso Técnico em Nutrição e Dietética com início também previsto para março de 2012).

 
 À esquerda apresentação de projeto de reaproveitamento de plásticos e à direita o projeto de Reutilização de fontes padrões ATX e similares da cidade de Júlio de Castilhos da 8ª Coordenadoria (Santa Maria)
Alunos de escola de São Vicente do Sul.

 A Mostra das Escolas de Educação Profissional (MEP) tem como objetivo divulgar os trabalhos de pesquisa realizados nas salas de aula das escolas da rede pública estadual e municipal do Rio Grande do Sul.

A MEP é realizada em sete núcleos que agrupam as 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). Cada uma destas sete mostras premia os melhores trabalhos que na sequencia participam da Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Profissional (Fecitep).
Órgão Promotor: SEDUC/RS

Realização: Coordenadorias Regionais de Educação da Secretaria da Educação/RS e Municípios do Estado com Educação Profissional de Nível Médio.
Período de realização: agosto/setembro de 2012.
Público Alvo: Alunos e professores das Escolas com Educação Profissional de Nível Médio das redes Estadual e Municipal.
Local: Escolas Técnicas da Rede Estadual de Ensino.
Inscrições: Coordenadorias Regionais de Educação ouCoordenadoria Sede do Núcleo.
A Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul afirma sua concepção de que não há uma separação hierárquica entre a técnica e a tecnologia. A ciência, a técnica e a tecnologia se complementam e se alimentam mutuamente e é dentro deste conceito que a pesquisa assume o papel de integrar o currículo escolar, superando as técnicas isoladas, minimizando a visão ideológica e funcional de produção do conhecimento em escala.
A formação integrada deve ser assumida como princípio educacional, propondo uma pesquisa que possa superar o pragmatismo que reduz a educação à sua funcionalidade e incluir outras práticas formativas, de ética, de economia e dos direitos dos trabalhadores, do trabalho em equipe, de projetos, da generalização da iniciação científica na prática formativa, do processo de aprendizagem nos múltiplos saberes, especialmente nos parâmetros da politecnia e retomar o currículo de forma não adestradora, não fragmentada.
A pesquisa proposta deve dar aos jovens e adultos trabalhadores, na interação com a sociedade, elementos para discutir o mundo além da pura ciência que move os processos produtivos e as relações sociais geradas pelo sistema produtivo.
Cabe à escola preparar o jovem para ingressar no mercado, com uma perspectiva crítica sobre a realidade da organização do trabalho (KUNZLER - 2010) onde se faz necessária uma articulação entre educação geral e educação tecnológica de alta qualidade, formando jovens que tenham uma formação politécnica e que conheçam o mundo do trabalho e técnicos que tenham uma formação geral que leve a reflexão.
A MEP deve ser direcionada à preparação para o trabalho, não à preparação para o emprego, mas à formação omnilateral (todos os aspectos) para compreensão do mundo do trabalho e inserção crítica e atuante na sociedade.

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