domingo, 3 de fevereiro de 2013

Prática Pedagógica - Uso de Multimídias


Trabalhar com projetos

Meu nome é Rovena, estou na direção da Escola Curupaiti e percebi no ano que passou a importância dos Projetos na escola, em cada disciplina. Há muitos anos defendíamos a ideia de algo que despertasse em nosso aluno a vontade de aprender, de enriquecer seus conhecimentos e vivências. Portanto o Projeto é luz neste caminho, caminho que fica mais florido quanto maior for o uso de multimídias e o domínio das ferramentas pelos professores e alunos. (Rovena Dettenborn)

O uso de multimídia nas aulas do projeto foi essencial e motivador, uma vez que a maioria dos alunos já possui certo nível de conhecimento ou, pelo menos, noções quanto ao uso da internet. É claro que foi necessária a presença e orientação dos professores para um direcionamento correto, pois alguns grupos perdiam a concentração e o foco do trabalho de pesquisa. Mas no final, nas apresentações dos trabalhos, a desenvoltura de alguns grupos no manuseio e uso de multimídias foi muito gratificante.
(Rosiane Maria Covaleski Iglesias)


Seguidamente utilizamos equipamentos de multimídia em nossas aulas como rádio para audição de CDs, principalmente para trabalhar letras de músicas. Também o computador e projetor para trazer mensagens, para ver ou produzir slides sobre conteúdos, para acessar a internet e pesquisar. Tudo visando tornar as aulas mais interessantes e envolver mais o aluno. Quanto o trabalho desenvolvido no Seminário Integrado em 2012, penso que foi uma experiência muito boa, pois desafiou alunos e professores a desenvolver um trabalho mais ousado. Com o desenvolvimento do projeto os alunos tiveram que utilizar bastante às mídias e o resultado em nossa escola satisfatório. Cada grupo teve um professor orientador que auxiliou os alunos em seu trabalho. Eu orientei o projeto sobre a leitura na escola. As alunas do grupo se empenharam muito pesquisando na biblioteca, utilizando constantemente o laboratório de informática, consultando a internet, aprenderam a montar gráficos, fazer slides, entre outros. Mas o que mais chamou a atenção de todos foi às apresentações dos trabalhos no último trimestre, quando os grupos tiveram que mostrar o que produziram. Foi um momento de expectativa, nervosismo, emoção, mas de satisfação pelo resultado obtido. O uso das mídias contribuiu muito para o sucesso do trabalho. 
(Neide Roseli de Oliveira Brenner)

Atividades que envolvem vários tipos de mídia e de informações atraem os alunos de forma mais prazerosa e eficaz. Os alunos possuem um domínio e um fascínio por esses meios de comunicação, cabe a nós professores saber utilizá-los a nosso favor. Os projetos desenvolvidos pelos nossos alunos foram um bom exemplo disso, conseguimos ótimos trabalhos com resultados fantásticos. Conseguimos envolver os professores de várias disciplinas, obtendo um trabalho interdisciplinar. Claro que não conseguimos atingir igualmente a todos, e devemos estar preparados para isso. Acredito que estamos andando pelo caminho certo, onde professores estão construindo e aprendendo em conjunto com os alunos. É um trabalho que merece continuidade! 
(Marlene Maria Pappen Giovanaz)

Primeiramente os alunos não aceitaram essa nova proposta do governo na educação do ensino médio, porém com o passar das atividades a aceitação foi melhorando, pois começamos a utilizar ferramentas como a internet e o uso de atividades que desenvolvem mais conhecimentos e cultura aos alunos, sendo que eles começaram a compreender que aprenderiam novas tarefas e formas de pesquisa (não somente cópia), e que muitos se beneficiariam com o uso da internet, pois na nossa escola 80% dos alunos não possuem internet em casa.
(Angélica Weigel)

         O documento multimídia sempre causa impacto junto aos alunos porque é o mundo deles (som, imagem, etc). Com certeza o que mais envolveu os alunos foi o uso do laboratório de informática. Eu fiquei muito satisfeita com esta atividade, apesar de muito trabalhosa. Certifiquei-me que o aluno envolve-se quando ele mesmo vai à busca do seu aprendizado, pelo seu interesse. Após a pesquisa, com o resumo já elaborado, apresentar o trabalho em forma de seminário foi um grande desafio para a maioria. Poucos já apresentavam desenvoltura na fala, enquanto que alguns a conquistaram naquele momento. Outros, com certeza, espelharam-se nos belos exemplos, para um dia expressarem-se adequadamente, oralmente, também. Com certeza, este projeto foi um desafio para eles, mostrando-lhes que são capazes de grandes realizações. Esta, para mim, é a finalidade da educação.
(Iara Bernadete Frantz Cardinal)